Augusto Brázio vence Grande Prémio Fotojornalismo Visão/BES

O fotógrafo freelance Augusto Brázio, de 43 anos, venceu o Grande Prémio da oitava edição do Prémio Fotojornalismo Visão/BES, no valor de 15 mil euros, com a imagem de uma mulher de 19 anos cujo terceiro filho acabava de nascer em casa quando foi assistida pelo INEM.

A juntar ao Grande Prémio, Augusto Brázio ganhou mais 2.500 euros – correspondentes à vitória numa das oito categorias a concurso – com a mesma fotografia, considerada a melhor em Notícias. Nesta secção foram ainda entregues menções honrosas a Hernâni Pereira (“Diário de Notícias”), Mário Proença (World Picture News) e Pedro Correia (“Jornal de Notícias”).

Em Reportagem do Quotidiano, a vitória coube às fotografias de Rodrigo Cabrita, do “Diário de Notícias”, na Comunidade Vida e Paz, tendo sido entregues menções honrosas a Paulo Duarte, da Agência ½ de Formato, e a João Carvalho Pina, da Kameraphoto.

Este último fotojornalista foi o vencedor da categoria Reportagem Noticiosa, devido à cobertura de operações militares de soldados norte-americanos na província de Paktya, no leste do Afeganistão. O freelancer Gonçalo Lobo Pinheiro obteve uma menção honrosa.

Em Vida Quotidiana, o prémio sorriu a Bruno Simões Castanheira, do “Jornal de Notícias”, com a foto de uma iniciativa para ajudar as crianças a perderem o medo de ir ao médico no Hospital Dona Estefânia. Os freelancers Artur Vaz Oliveira e Paulo Maria receberam menções honrosas.

Uma fotografia do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, quando o Palácio de Belém abriu as portas ao público valeu a Vasco Neves, do “Diário de Notícias”, o prémio da categoria Retratao, onde Daniel Rocha e Enric Vives-Rubio, ambos do “Público”, foram distinguidos com menções honrosas.

A Nacho Doce, da agência Reuters, coube a vitória na categoria Espectáculo, com a imagem de um ensaio para o espectáculo de dança “Dido e Aeneas”. As menções honrosas foram entregues aos freelancers Filipe Paiva e Ângela Mendes Ferreira.

Na categoria Desporto, o prémio voou para as mãos de Nicolas Asfouri, da agência France Presse, com uma fotografia da Red Bull Air Race no Porto. António Pedro Santos, do semanário “Sol”, e o freelancer Luís Efigénio conquistaram menções honrosas.

Por fim, o Prémio Natureza foi entregue ao freelancer Eduardo Barrento, com um retrato nocturno de uma família de mochos escondidos numa árvore. O repórter fotográfico do “Jornal de Notícias” Alfredo Cunha e o freelancer José Luís Pereira Jorge foram os receptores das menções honrosas.

Além dos prémios monetários, este ano o vencedor recebe um troféu desenhado pela artista plástica Susana Guardado, enquanto os restantes premiados levam para casa obras concebidas pelo joalheiro Pedro Cruz e pela designer Rita Filipe.

A oitava edição do Prémio Fotojornalismo Visão/BES contou com a participação de 6868 fotografias, captadas por 227 fotógrafos, sendo que as imagens vencedoras e outras fotografias marcantes serão reunidas numa exposição que, a partir de 9 de Maio, irá percorrer o país, em conjunto com a mostra do World Press Photo.

Partilhe