Atribuídos os prémios euro-mediterrânicos para jovens jornalistas

Quatro jovens jornalistas da Bélgica, Egipto, Itália e Israel foram os vencedores do primeiro Prémio de Jornalismo Euro-Mediterrânico para a Diversidade Cultural, promovido pela Fundação Anna Lindh e pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Mahitab Abdel Raouf (Egipto), Yoav Stern (Israel), Hugues Dorzée (Bélgica) e Annalisa Monfreda (Itália) foram os jornalistas escolhidos pelo júri internacional que se reuniu em Alexandria e apreciou os trabalhos de 50 candidatos, de 35 países.

Além da qualidade jornalística intrínseca dos trabalhos, o principal critério tido em consideração pelo júri foi a ênfase no respeito pela diversidade e a capacidade das diferentes comunidades viverem em conjunto.

O júri ainda atribuiu três menções honrosas aos jornalistas Amira Doss (Egipto), Helen Hajjaj (Dinamarca) e Maria Husova (Eslováquia).

Os prémios serão entregues a 10 de Setembro, dia do aniversário do assassinato de Anna Lindh, ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, cujo nome foi atribuído à Fundação Euro-Mediterrânica em reconhecimento pelos seus esforços em prol do reconhecimento mútuo e da cooperação entre o Norte e o Sul.

Partilhe