Ataque contribuiu para morte de jornalista

Um ataque físico de que Harry Yansaneh, editor do diário “For Di People” da Serra Leoa, foi vítima a 10 de Maio contribuiu para a sua morte por falha renal a 28 de Julho, concluiu um inquérito judicial de 26 de Agosto.

Por esse motivo, foram detidos nesse mesmo dia a deputada Fatmata Hassan e dois homens suspeitos de envolvimento no ataque ao jornalista – Olu Campbell e Reginald Bull –, estando as autoridades a tentar obter a extradição de três filhos da parlamentar do partido do governo, os quais estão no Reino Unido.

Antes de morrer, Harry Yansaneh acusou Fatmata Hassan de ter ordenado o ataque, o que a deputada do SLPP nega.

De acordo com o inquérito judicial, Harry Yansaneh foi vítima de um “homicídio involuntário” levado a cabo por Reginald Bull e pelos filhos da deputada pois, embora o jornalista não tenha sido assassinado pelos seus atacantes, “a morte foi acelerada pelo espancamento”, dado que a extensão dos ferimentos não foi evidente na altura e o editor do “For Di People” não foi hospitalizado.

Antes do ataque, o “For Di People” e outros cinco jornais estavam a ser alvo de tentativas de despejo por parte de Fatmata Hassan, cuja família é proprietária das instalações e as alugava às seis publicações há já muitos anos.

Segundo jornalistas locais, o ataque físico contra Harry Yansaneh terá sido motivado pelas críticas do jornal ao governo e ao SLPP, as quais já haviam levado à condenação de Paul Kamara, editor e dono do “For Di People”, a dois anos de prisão por “difamação” do presidente Ahmad Tejan Kabbah.

Partilhe