Ataque a jornal iraquiano provoca dois mortos

A explosão de um carro-bomba ao início da manhã de 27 de Agosto no parque de estacionamento do diário iraquiano “Al-Sabah”, sediado em Bagdade, provocou dois mortos – um funcionário da empresa e uma pessoa não identificada – e cerca de 25 feridos, entre jornalistas, gráficos e outros técnicos da publicação.

A violência da explosão provocou ainda danos materiais consideráveis, destruindo mais de uma dúzia de veículos e originando o colapso de parte do edifício do jornal, que é financiado pelo governo xiita iraquiano.

O atentado – o segundo contra o jornal no espaço de quatro meses – foi vivamente condenado pelas organizações Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) e Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

No mesmo dia registou-se ainda um atentado no Hotel Palestina, que não provocou vítimas. Este ataque ao hotel que serve de base a muitos repórteres estrangeiros é o segundo no espaço de dez meses.

Pela positiva, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) noticiou a libertação a 24 de Agosto de Saif Abdul-Jabbar al-Tamimi, editor do jornal iraquiano “Al-Akha”, que havia sido raptado nove dias antes em Bagdade.

Partilhe