Ataque a carros da CNN no Iraque faz dois mortos e um ferido

Dois funcionários iraquianos da CNN foram mortos e um operador de imagem norte-americano foi ferido na cabeça, durante um ataque a dois veículos da estação televisiva, em 27 de Janeiro.

O ataque ocorreu nos arredores de Bagdade, quando um carro se aproximou dos dois veículos da estação, que regressavam duma reportagem em Hillaque e não estavam identificados como sendo da comunicação social, e um atirador abriu fogo sobre um dos veículos.

O produtor televisivo e tradutor Duraid Isa Mohammed e o motorista Yasser Khatab, ambos de nacionalidade iraquiana, foram atingidos mortalmente, e o operador de câmara norte-americano Scott McWhinnie foi atingido de raspão na cabeça, sendo depois assistido numa base militar próxima.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) considerou que “o Iraque continua a ser a zona de conflito mais perigosa e volátil do mundo, onde a segurança dos jornalistas não pode ser garantida”.

Este incidente ocorreu dias depois do fim da visita de uma delegação oficial da FIJ e da Federação de Jornalistas Árabes (FJA) ao Iraque, com vista à promoção de um ambiente seguro, profissional e de unidade para o jornalismo no país.

Partilhe