Associated Press ataca direitos de trabalhadores mexicanos

A Associated Press (AP) decidiu despedir trabalhadores sindicalizados da sua delegação na Cidade do México e planeia ainda eliminar os seus contratos colectivos de trabalho com o Sindicato Nacional de Redactores de la Prensa (SNRP).

Estas decisões da agência noticiosa internacional mereceram já o protesto da recém-criada AP Labour International NetworK (AP LINK), que em reunião realizada em Bruxelas a 20 de Novembro declararam o seu apoio aos colegas mexicanos e apelaram à AP para que reveja as decisões tomadas e reafirme o seu empenho em colaborar com os seus trabalhadores sindicalizados em prol de condições de emprego justas.

A AP LINK foi criada por activistas sindicais da Associated Press na Europa e nos Estados Unidos, em parceria com a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), e visa ser um primeiro passo no sentido da coordenação dos interesses sindicais e profissionais de todos os trabalhadores desta agência noticiosa internacional.

No início de 2006, a organização vai lançar uma rede de informação na Internet, a qual será usada como plataforma de discussão e para recolher factos e comparar condições profissionais e de trabalho dos trabalhadores da AP, estando marcado para Maio de 2006 um encontro com vista a delinear uma estratégia de longo prazo.

Para já, o grupo identificou uma proposta de política “ética” da AP como assunto principal, dado que esta política procura impor, na opinião da AP LINK, restrições inaceitáveis ao pessoal.

Partilhe