Associação dos Jornalistas de Cabo Verde quer unir a classe

Paulo Lima, o novo presidente da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), anunciou que vai trabalhar para unir a classe jornalística cabo-verdiana e estabelecer contactos com organizações congéneres noutros países de língua portuguesa, nomeadamente com o Sindicato dos Jornalistas português.

Eleito durante a quarta assembleia geral da AJOC, que se reuniu de 12 a 14 deste mês, na cidade da Praia, Paulo Lima sublinhou que, durante o seu mandato, se irá empenhar para conseguir uma sede para a Associação dos Jornalistas de Cabo Verde, promover o respeito pelo Código Deontológico e pugnar pela criação de um observatório de imprensa para monitorizar e fiscalizar a actividade jornalística no país.

O novo presidente tenciona ainda criar uma revista e um sítio na Internet, bem como contactar com organizações de jornalistas de países onde se fala português com vista a dar seguimento à proposta do Sindicato dos Jornalistas (SJ) para a criação de uma Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa. O apelo à criação da Federação foi lançado pelo SJ, em Julho último, em Coimbra, por ocasião do conselho de ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Paulo Lima, um jovem formado no Brasil, foi eleito com 48 votos, contra 35 da lista encabeçada por Júlio Vera Cruz Martins, e a classe jornalística de Cabo Verde espera que a AJOC, inactiva desde 1994, saia agora o seu estado de apatia.

Partilhe