Associação de jornalistas de Israel sai da FIJ

A associação nacional de jornalistas israelitas anunciou hoje, 20 de Julho, a sua retirada da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), por esta organização ter condenado o ataque de Israel contra o canal de televisão Al-Manar, em Beirute.

A decisão, seguida igualmente pelas associações de jornalistas de Jerusalém e de Telavive, ocorre após o secretário-geral da FIJ, Aidan White, se ter recusado a retirar a condenação dos ataques israelitas contra profissionais dos média, independentemente das suas orientações políticas.

Diferente é a posição do director da associação de imprensa de Jerusalém, Yaron Anush, para quem “não é possível que a Federação Internacional de Jornalistas apoie uma organização de terroristas”.

Recorda-se que a FIJ condenou o ataque à estação televisiva tida como próxima do Hezbollah sublinhando que, “em situações de conflito, os jornalistas desarmados não podem ser tratados como combatentes”, uma vez que “quando um lado decide atacar um órgão de comunicação por encarar as suas mensagens como propaganda, todos os média ficam em risco”.

Partilhe