Assembleia da FEJ em defesa do jornalismo com direitos

“Repor os direitos dos jornalistas – O papel dos sindicatos numa nova paisagem mediática” é o lema que preside à Assembleia Anual da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), a decorrer em Bled, na Eslovénia, de 7 a 9 de Abril.

O início dos trabalhos, cuja abertura esteve a cargo do presidente da FEJ, Arne König, sublinhou a gravidade dos problemas com que actualmente se debatem jornalistas e sindicatos: menosprezo da contratação colectiva, crescimento do trabalho atípico no sector dos média, ataque ao serviço público de rádio e televisão, novas ameaças aos direitos de autor dos jornalistas.

Estas questões são agravadas pela crescente concentração empresarial e pelas medidas tomadas pela generalidade dos governos a pretexto da chamada “luta contra o terrorismo”. Gravosa é também a tendência cada vez maior entre os proprietários dos média para caracterizar a informação como um mero “conteúdo”, cujo principal interesse reside na capacidade de gerar lucros cada vez maiores.

Na lógica empresarial, mais lucros está a tornar-se sinónimo de despedimentos e de mais trabalho e menos direitos para os que permanecem no activo, o que coloca aos jornalistas e respectivas organizações sindicais a necessidade de encontrar respostas para a defesa não só dos respectivos postos de trabalho mas também da qualidade da informação que produzem.

O tema esteve em foco na primeira sessão plenária da assembleia da FEJ, no painel “Campanha pela qualidade do jornalismo num futuro dominado por grandes grupos internacionais”, em que foi consensual a necessidade de desenvolver campanhas de sensibilização, envolvendo os públicos dos diferentes média, pela necessidade de melhorar a qualidade da informação e/ou promover as condições de trabalho para melhorar essa mesma qualidade.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) participa na Assembleia da FEJ através dos seus dirigentes José Luiz Fernandes, Martins Morim e Anabela Fino.

Partilhe