Apresentador de rádio raptado nas Filipinas

O apresentador de rádio Joey Estriber, da estação DZJO, de Baler, nas Filipinas, foi raptado por quatro homens ao final da tarde de 3 de Março, pouco depois da presidente Gloria Arroyo ter proclamado o fim do estado de emergência que estava em vigor desde 24 de Fevereiro.

Testemunhas do rapto contam que o jornalista foi arrastado por quatro homens para o interior de uma carrinha com vidros fumados e sem matrícula, que estava estacionada na zona horas antes do sequestro. Suspeita-se que esta acção possa estar relacionada com o trabalho de líder comunitário realizado por Joey Estriber.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou à presidente filipina para que assegure a libertação segura do apresentador da DZJO e saudou o fim do estado de emergência.

A organização solicitou ainda que os programas suspensos durante esse período possam retomar a sua actividade, que a Comissão Nacional de Telecomunicações anule as ordens de controlo das emissões noticiosas e que o director geral da polícia, Arturo Lomibao, retire as ameaças feitas anteriormente às organizações de comunicação social, pois “sem média livres e independentes, a verdadeira democracia é inatingível”.

Partilhe