Apelo ao respeito pelos direitos dos jornalistas no Golfo

Uma declaração conjunta sobre a crise no Iraque, assinada por 18 organizações de jornalistas e de defesa da liberdade de Imprensa pertencentes ao International Freedom of Expression Exchange (IFEX), apela ao respeito pelos direitos dos jornalistas e pede aos repórteres em trabalho na zona do Golfo para darem prioridade à segurança.

O documento é assinado pela Federação Internacional de Jornalistas, Instituto Internacional de Imprensa e Associação Mundial de Jornais, entre outras organizações da Europa, Ásia, África e América. Os subscritores apelam a todos os países envolvidos no conflito no Iraque para não tomarem como alvos os jornalistas ou o respectivo equipamento.

Os membros da IFEX exigem ainda aos beligerantes o pleno respeito pelos direitos dos jornalistas e dos profissionais dos média consagrados pelo direito internacional.

Os países envolvidos devem ainda “reconhecer a necessidade da livre circulação de informação, sem a interferência de qualquer censura militar ou política, no relato dos jornalistas, mesmo se estiverem a viajar sob protecção militar”.

A declaração insiste em que os jornalistas que não se encontrem sob protecção de forças militares tomem medidas de precaução, trabalhando apenas em áreas seguras e procurando organizar-se em “pools” para reduzir os riscos.

É a seguinte a lista das organizações que subscreveram o documento:

Federação Internacional de Jornalistas

Jornalistas Canadianos para a Liberdade de Expressão

Rede para os Direitos dos Cartoonistas

Centro para os Direitos Humanos e Estudos Democráticos (Nepal)

Associação de Jornalistas Etíopes para a Liberdade de Imprensa

Movimento Free Media

Greek Helsinki Monitor

Associação de Jornalistas de Hong Kong

Instituto Imprensa e Sociedade

Instituto Internacional de Imprensa

Journalists Trade Union (JuHI)

Instituto dos Média da África Austral

PEN – Noruega

PEN – Canadá

Sociedade de Jornalistas Profissionais

Associação de Jornalistas da Tailândia

Associação Mundial de Emissores Comunitários de Rádio (AMARC)

Associação Mundial de Jornais

Partilhe