Ameaças a jornalista grega preocupam RSF

A apresentadora de televisão Anna Panayotarea está a ser vítima de manobras de intimidação devido às suas investigações sobre o grupo terrorista grego “17 de Novembro”, denuncia a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

A 29 de Setembro, dois homens numa motorizada atiraram uma bomba de fabrico caseiro para a porta da casa da jornalista, em Atenas, o que fez deflagrar um incêndio que causou danos materiais.

Apresentadora da estação “Alpha”, Anna Panayotarea revelou à RSF que nas últimas semanas tem recebido chamadas anónimas e que tem a sensação de andar a ser seguida.

Nos últimos tempos tem havido alguma controvérsia em torno de notícias sobre o desmantelamento do grupo terrorista, que terá morto mais de 20 personalidades gregas e estrangeiros desde 1975. A imprensa é acusada de submissão ao governo e de incentivar as pessoas a denunciar os terroristas à polícia.

Em Atenas, a 13 de Setembro de 2002, jornalistas que filmavam o exterior da casa de um advogado de defesa de membros do “17 de Novembro” foram atacados por militantes anarquistas.

Alguns dias depois, manifestantes em protesto junto à embaixada dos EUA na capital grega danificaram um veículo da estação televisiva “Mega” e agrediram diversos jornalistas, enquanto palavras de apoio ao grupo “17 de Novembro” eram pintadas nas paredes circundantes.

Posteriormente, a 2 de Outubro, supostos anarquistas atacaram as instalações do diário “Apogevmatini” – cujo proprietário foi assassinado em 1985 pelo grupo “17 de Novembro” – por alegadamente ter apoiado o desmembramento da organização.

Partilhe