Al Arabiya retoma emissões no Iraque

O Conselho de Governo Transitório no Iraque autorizou a cadeia de televisão árabe Al Arabiya a reiniciar o seu trabalho no país, depois de dois meses de proibição por alegada “incitação ao assassinato”, argumentando agora que foi estabelecido um acordo para que a estação trabalhe de forma “profissional”.

Samir al Sumaydai, responsável pelos média no Conselho, afirmou que se pede apenas que os órgãos de comunicação sejam “moderados”, não incitem à violência e não divulguem nada que possa representar perigo para a segurança do país.

A cadeia por satélite com sede nos Emiratos Árabes Unidos deixou de emitir no Iraque a 24 de Novembro de 2003, um dia após ter sido acusada de “incitar ao assassinato” na sequência da difusão de uma gravação atribuída a Saddam Hussein, em que a voz instava os iraquianos a atacarem os membros do Conselho.

A autorização para o reatamento das emissões da estação ocorre após diligências da Federação Internacional de Jornalistas e da Federação dos Jornalistas Árabes, em que se inclui o envio de uma missão ao Iraque entre 19 e 24 de Janeiro.

Partilhe