ABAIXO-ASSINADO PELO SERVIÇO PÚBLICO DISPONÍVEL NA INTERNET

Uma carta ao primeiro-ministro, a favor de um serviço público com dois canais generalistas, que se encontra disponível na Internet, através do sítio www.naodesLigue.com, recolheu já quase 3.500 assinaturas contra a

O documento começou a circular antes de o Executivo ter anunciado a decisão, prevista no programa do Governo, de fechar ou alienar um dos canais da televisão pública. O enorme volume de adesões registado pela carta ao primeiro-ministro, em defesa de uma RTP reestruturada, mantendo dois canais, levou o promotor da iniciativa a transformá-la num movimento colectivo.

O Sítio www.naodesLigue.com está disponível na rede desde 16 de Maio. Além do texto da carta a Durão Barroso, a quem foi pedida uma audiência, para apresentar o documento e respectiva a lista de adesões, a página inclui informação importante e esclarecedora para o debate público em curso.

Assim, na rubrica «O que é o serviço público», está inserida uma relação de todos os serviços públicos de televisão na Europa, da qual se destaca que apenas quatro países europeus têm um único canal público. Tratam-se da Islândia, Letónia, Malta e Estónia, que somam apenas seis milhões de habitantes no seu conjunto, ou seja, menos do que a população de Portugal.

O sítio reúne ainda notícias sobre a evolução do dossiê RTP, bem como uma resenha actualizada de artigos de opinião publicados na Imprensa portuguesa, a favor ou contra uma RTP com dois canais e a posição de várias instituições sobre esta questão.

O ex-ministro da Cultura, Augusto Santos Silva, o presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, Luís Francisco Rebelo, a presidente da Cruz Vermelha, Maria Barroso, o jornalista Carlos Pinto Coelho (antigo director de programas da RTP), as escritoras Lídia Jorge e Maria Velho da Costa, as cineastas Maria de Medeiros e Teresa Villaverde e D. Duarte de Bragança estão entre as muitas figuras públicas que já assinaram este documento.

Partilhe