A propósito da Recomendação do CD sobre respeito pela ética profissional

O Conselho Deontológico (CD) do Sindicato dos Jornalistas, na sua Recomendação de 17 de Março, condenou a utilização de imagens de vítimas mortais em casos como o da tragédia na Madeira. A Agência France-Presse, cujas fotografias foram publicadas pelos diários “24 horas” e “Jornal de Notícias”, requereu o direito de resposta.

Na carta enviada por Marielle Eudes, directora do departamento de Fotografia da agência noticiosa francesa, que se publica em ficheiro anexo, assinala-se o erro de a Recomendação do CD atribuir à Agência France-Presse a autoria da fotografia publicada pela revista “Visão”, e afirma-se que o tratamento dado à tragédia da Madeira obedece ao respeito pelos critérios deontológicos seguidos pela France-Presse em todo o mundo.

O CD, em nota ao sítio do SJ, apresenta desculpas pelo erro, que já havia corrigido no texto da recomendação, e reitera o apelo ao “profissionalismo e ao juízo deontológico dos jornalistas”.

O CD esclarece ainda que “qualquer recomendação reflecte a apreciação e análise feita” por aquele órgão, no âmbito das suas competências, e que “não pressupõe uma audição prévia”, procedimento esse que “é indispensável nos pareceres resultantes de queixas”.

Partilhe