Pulitzer altera regras para acolher multimédia

O Conselho de Administração dos Prémios Pulitzer anunciou várias mudanças às regras do concurso para 2011, com o objectivo de acolher mais candidaturas em formatos jornalísticos que recorram a ferramentas multimédia para relatar os acontecimentos de modo visualmente mais apelativo para os cibernautas.

Só poderão concorrer sítios noticiosos de jornais ou exclusivamente online, sendo excluídas as participações que tenham sido divulgadas através de revistas e de meios audiovisuais, bem como dos respectivos sítios.

Assim, as regras de 12 das 14 categorias – só as duas de fotografia ficaram de fora – passaram a explicitar claramente que pode ser usada qualquer ferramenta jornalística disponível, incluindo texto, vídeo, bases de dados, multimédia, apresentações interactivas ou uma combinação destes formatos.

Nas categorias de fotografia foi eliminada a exigência de as fotos serem enviadas em papel, eliminando assim custos e aproximando os prémios da prática de muitas redacções, onde já nem sequer se imprimem quaisquer fotos.

Foi ainda aumentado de três para cinco o número de nomes individuais que podem constar de uma entrada colectiva, devendo os inscritos ser aqueles que mais contribuíram para o trabalho final, “sejam redactores de texto, fotógrafos, técnicos de vídeo, artistas gráficos, produtores ou jornalistas”. As candidaturas, abertas até 11 de Fevereiro, também podem ser apresentadas em nome dos órgãos de comunicação.

Partilhe