Ataques a jornalistas na Guatemala

O início da semana na Guatemala ficou marcado pelo assassinato de um jornalista, a 27 de Setembro, e o roubo de material informático e arquivos a outro, no dia 28, noticiou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), instando as autoridades guatemaltecas a investigar o primeiro caso e a fornecer protecção mais adequada à vítima do segundo.

O camarada de profissão morto foi Víctor Hugo Juárez, dono dos meios online Wanima News e Guatemala Empresarial, encontrado sem vida e com sinais de tortura e estrangulamento na casa de um amigo, Byron Dávila Díaz, também ele assassinado. Desconhece-se se o crime está relacionado com o trabalho jornalístico de Juárez.

Menos dúvidas parecem existir no caso que envolve Marvin David Del Cid, jornalista do diário “El Periódico” conhecido por investigar assuntos sensíveis como narcotráfico, irregularidades numa compra de armas por parte do governo e corrupção num fundo de solidariedade governamental.

Na passada terça-feira, a casa do jornalista foi assaltada, tendo os ladrões roubado material informático e arquivos. Isto depois de a 24 de Junho a casa de Del Cid ter sido arrombada, resultando no roubo de dois computadores e numa ameaça de morte escrita no espelho da casa de banho.

A Associação de Jornalistas da Guatemala já exigiu ao Estado que proteja a vida do jornalista e acelere a investigação, tendo o ministro da Governação, Carlos Menocal, oferecido já medidas cautelares a Marvin David Del Cid.

Partilhe