Firmado acordo colectivo na Efe

Na madrugada de 2 de Julho, membros do Governo espanhol, da direcção da agência noticiosa Efe, responsáveis sindicais e representantes dos trabalhadores alcançaram um acordo que se vai incorporar no contrato colectivo em vigor na Efe até final de 2011.

O acordo prevê o congelamento salarial em 2009 e 2010 e uma redução dos salários para 2011 em escalas que vão dos 1,75% para os trabalhadores que ganham até 30 mil euros anuais até aos 8% para o grupo da direcção, que aufere mais de 70 mil euros por ano.

Em troca, haverá mais 5 dias livres remunerados por ano, tendo havido ainda melhorias no que respeita à regulação das funções dos estagiários, ao sistema de classificação profissional, à composição dos tribunais para abertura de vagas, aos sistemas de ingresso e contratação e à quantificação, regulação e inclusão no convénio dos complementos que actualmente estão fora do mesmo.

Foi igualmente acordado que, no término da vigência deste acordo, voltarão a ser aplicadas as condições existentes em Dezembro de 2009.

Partilhe