Debate político dificultado na RAI

A comissão parlamentar que supervisiona a emissora italiana RAI aprovou novas regras que, na prática, acabam com o debate político nos talk shows da televisão pública entre 28 de Fevereiro e 28 de Março, data das eleições regionais.

De acordo com as novas regras, propostas por Marco Betrandi, do Partito Radicale, só é autorizado conteúdo político se os 18 partidos que concorrem às eleições tiverem cada qual o mesmo tempo nos programas sobre política – algo que os programadores de televisão dizem ser impraticável.

“Regras tão absurdas vão resultar numa proibição quase total do debate político no sistema audiovisual público italiano. É uma decisão má para a democracia tanto em Itália como fora dela e que passa uma imagem pouco respeitável do país e do seu governo”, disse o presidente da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), Arne König, classificando a medida como “mais um prego no caixão da liberdade nas frequências públicas italianas”.

Considerando que esta decisão representa uma interferência política que contraria padrões internacionais e direitos fundamentais, a Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI) e a FEJ estão a apoiar o Usigrai – Sindicato de Jornalistas da RAI na sua ameaça de paralisação dos trabalhos caso as novas regras não sejam anuladas nos próximos dias.

Partilhe