Exibição de filme sobre Balibo ajuda INSI

Uma apresentação especial em Sydney, Austrália, do filme “Balibo”, sobre o assassinato de cinco jornalistas em Timor em 1975, permitiu angariar mais de 2200 dólares (cerca de 1500 euros) para o Instituto Internacional para a Segurança na Imprensa (INSI).

Dando os parabéns a todos quantos estiveram envolvidos no filme, o INSI saudou o facto de a obra destacar os perigos que muitos jornalistas correm para contar histórias em todo o mundo e expressou o seu desejo de que a película possa ajudar a que seja feita justiça no caso dos cinco jornalistas mortos em Balibo – dois australianos, dois britânicos e um neo-zelandês.

De acordo com dados da organização, na última década morreram em serviço mais de mil jornalistas e outros profissionais dos média, o que em termos médios representa dois por semana, na sua maioria vítimas de assassinatos. Em 90% dos casos, esses crimes ficaram impunes.

Agradecendo a todos os que contribuíram para a causa, o INSI destacou que o dinheiro angariado irá ser usado para investir em mais formação de segurança para jornalistas que precisam de desenvolver essa vertente para sobreviver em cenários hostis, algo que faz desde Maio de 2003, tendo já treinado mais de 1200 profissionais de 20 países.

Partilhe