Circulação mundial de jornais aumenta

A Associação Mundial de Jornais (WAN) revelou a 27 de Maio que, apesar da crise financeira mundial, a circulação de jornais em todo o mundo cresceu 1,3% em 2008, contrariando as previsões de morte iminente deste meio de comunicação.

“Enquanto indústria global, a imprensa continua a ter uma audiência crescente”, afirmou o presidente da WAN, Gavin O’Reilly, assumindo que “o crescimento está a ocorrer nos países em desenvolvimento e mascara uma tendência decrescente nos mercados desenvolvidos”, o que não é alarmante porque as editoras destes últimos países têm apostado nas tecnologias digitais para alargarem as suas audiências.

Porém, Gavin O’Reilly defende que é necessário ir além da retórica simples de que há uma crise no papel e de que o futuro é online, quase excluindo todos os outros meios, uma vez que “isso é um erro”, pois “simplifica em demasia um assunto bastante complexo”.

“Por que é que algo tão sofisticado como o consumo de média é sempre simplificado como uma luta entre papel e online? Por que é que tem de ser um ou o outro? Será que o consumidor não é capaz de ser multitarefas, capaz de consumir vários média e não estar apenas ligado ao online?”, questionou o presidente da WAN, que baseou o seu discurso em dados preliminares do relatório anual Tendências da Imprensa Mundial.

O referido documento será publicado em Junho pela WAN e revela ganhos de circulação global, devido a um aumento de 6,9% em África, 1,8% na América do Sul e 2,9% na Ásia, contra descidas de 3,7% na América do Norte, 2,5% na Oceânia e 1,8% na Europa.

Partilhe