Sindicato chega a acordo para salvar “Boston Globe”

Centenas de postos de trabalho foram salvos na sequência de um acordo entre membros do sindicato de jornalistas norte-americano Newspaper Guild-CWA e a administração do “The Boston Globe”, título que estava em risco de encerrar depois de ter perdido 30 por cento das suas receitas publicitárias no primeiro trimestre de 2009.

De acordo com notícias citadas pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), o acordo inclui o fim das garantias de um emprego para a vida, cortes avultados nos vencimentos e o fim faseado das contribuições da empresa para os planos de reforma dos funcionários.

“Este acordo é doloroso porque envolve um sacrifício tremendo para os jornalistas e para outros funcionários. Porém, se der ao ‘The Boston Globe’ uma oportunidade para recuperar desta crise imediata e assegurar o seu futuro, é um preço que vale a pena pagar”, comentou o secretário-geral da FIJ, Aidan White.

O dirigente da FIJ elogiou ainda o esforço da Newspaper Guild em tentar evitar medidas como os despedimentos colectivos e os encerramentos de delegações, defendidas e seguidas por patrões dos média dos EUA e de algumas partes da Europa, assustados com a crise.

Partilhe