Formação em segurança para jornalistas de Gaza

Dezoito jornalistas da Faixa de Gaza receberam, entre 20 e 22 de Abril, na cidade do Cairo, no Egipto, formação específica em segurança, ministrada pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), pelo Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa (INSI) e pela Federação de Jornalistas Árabes (FJA).

Considerando este tipo de formação “vital para jornalistas que trabalham em ambientes hostis, como é claramente o caso de Gaza”, a FIJ disse estar confiante de que os conhecimentos e capacidades adquiridas durante a formação vão ajudar os jornalistas de Gaza a aferir melhor os riscos da sua actividade no dia-a-dia.

O curso abordou temas tão diversos como noções de primeiros socorros em cenários de guerra, ferramentas para avaliação de riscos e formas de lidar com o elevado stress diário e de gerir situações de stress pós-traumático.

Lembrando que quatro jornalistas palestinianos foram mortos em circunstâncias distintas nos últimos três meses, o director do INSI, Rodney Pinder, salientou a relevância desta formação em segurança pessoal, pois “os jornalistas de Gaza precisam desesperadamente de saber como se proteger”, de modo a evitar que se percam mais vidas.

Partilhe