Anibalzinho foge da cadeia pela terceira vez

Aníbal dos Santos Júnior, condenado a 30 anos de cadeia pelo assassinato do jornalista moçambicano Carlos Cardoso, fugiu pela terceira vez em sete anos da cadeia de alta segurança onde se encontrava preso em Maputo.

Segundo o jornalista Paul Fauvet, o ministro da Administração Interna, José Pacheco, acusou os polícias de serviço de terem facilitado a fuga em pleno dia e deteve todos os que estavam no turno em que Anibalzinho fugiu e no anterior.

“Saber que Anibalzinho escapou pela terceira vez preocupa-nos, mas ficamos ainda mais inquietos por haver rumores de que houve cumplicidade oficial nesta fuga”, afirmou Tom Rhodes, coordenador para África do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), instando as autoridades moçambicanas a fazer o possível por capturar o fugitivo e levar perante a justiça quem ajudou à sua fuga.

Detido em 2001 pela primeira vez, Anibalzinho conseguiu fugir em Setembro de 2002 para a África do Sul, e novamente em 2004 para o Canadá, o que levou a que em Janeiro de 2006, no julgamento que o condenou a 30 anos de prisão, a advogada de acusação Lucinda Cruz apelasse a que a pena fosse cumprida em Portugal, uma vez que Anibalzinho tem nacionalidade portuguesa.

Partilhe