Jornalista libertado após quase um ano de detenção em Bagram

O jornalista Jawed Ahmad, colaborador da Canadian Television, foi libertado a 22 de Setembro após quase um ano detido na base aérea norte-americana de Bagram, no Afeganistão, sob a vaga acusação de ser um “combatente inimigo”.

A libertação foi obtida após uma acção legal da International Human Rights Clinic da Mills Legal Clinic da Faculdade de Direito de Stanford, da International Justice Network e da Organização de Direitos Humanos do Afeganistão junto de um tribunal dos EUA, na qual se solicitava que as autoridades norte-americanas indicassem a base legal para a detenção ou libertassem o jornalista.

“Estou livre do inferno, após 11 meses de detenção numa cela que era como uma sepultura. Quero contar ao mundo a história da minha detenção e espero que as histórias de outros detidos em Bagram também vejam a luz do dia”, afirmou Jawed Ahmad após ser libertado, acrescentando que nunca lhe foi explicado porque estava preso e que o pessoal militar da base lhe disse que acreditava na sua inocência.

Pronunciando-se sobre o caso, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) lamentou que o jornalista, de 22 anos, tivesse estado quase um ano detido sem acusações apenas por ter feito o seu trabalho, que é “recolher informação de todos os lados do conflito e fornecer uma cobertura equilibrada e justa” dos acontecimentos.

Partilhe