COI impõe limitações geográficas a emissões online dos Jogos

O Comité Olímpico Internacional (COI) pretende que a União Europeia de Radiodifusão (UER) e os seus membros limitem geograficamente o acesso às suas emissões de rádio na Internet, impedindo deste modo que pessoas fora da Europa acedam aos mesmos.

Além da limitação geográfica, o COI pretende proibir o uso de imagens em movimento e restringir a publicidade na Web à autorização prévia da organização olímpica.

A denúncia da situação foi feita pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que estabelece uma ligação entre estas restrições e aquelas que foram recentemente admitidas pelo COI e pela China no que toca ao acesso dos jornalistas estrangeiros à Internet no decorrer dos Jogos.

Como tal, a FIJ insta a UER a não aceitar estas “exigências extravagantes” do COI e a apoiar “sem ambiguidades” os seus membros, que em nome da liberdade de informar se recusariam a aderir a estes ditames impostos pelo COI e pelas autoridades chinesas.

A juntar a isto, a FIJ alega que “o COI está a violar direitos de propriedade intelectual e o direito à informação. Tais condições constituem uma clara infracção dos tratados da WIPO, da Convenção Internacional para os direitos sociais e políticos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Partilhe