Vice-presidente de diário venezuelano assassinado

Pierre Fould Gerges, vice-presidente do diário “Reporte Diario de la Economia”, foi assassinado na tarde de 2 de Junho por dois indivíduos numa motorizada preta que dispararam 12 tiros contra ele numa bomba de gasolina do sudeste de Caracas.

Desde Junho de 2007 a empresa registou um total de 58 ameaças de morte contra os seus responsáveis, sendo que uma das que foi dirigida a Tannous Gerges, presidente do diário e irmão de Pierre Fould Gerges, era um e-mail que na linha de assunto dizia “vais ver quando formos atrás da tua família”.

Segundo Giselle Soares, advogada da família Gerges, as ameaças não se relacionavam com nenhuma história concreta mas antes com a linha editorial do diário, que é bastante duro para com a alegada corrupção governamental.

As autoridades venezuelanas estão a investigar o caso para apurar se o crime está relacionado com o trabalho de Pierre Fould Gerges no diário de economia, até porque, de acordo com o Comité para a Protecção dos Jornalistas, a violência mortal contra a imprensa é rara na Venezuela, havendo registos de quatro jornalistas assassinados devido ao seu trabalho desde 1992.

Partilhe