Jornalista da BBC desaparecido no Paquistão

Dilawar Khan, repórter do serviço urdu do BBC World Service e colaborador do diário paquistanês “Dawn”, desapareceu a 20 de Novembro em Islamabad após uma visita a um dos seus irmãos, temendo-se que possa ter sido raptado.

Segundo Zulfiqar Ali, irmão do jornalista desaparecido, dez homens foram ter com ele à Universidade de Islamabad e disseram-lhe para que os acompanhasse, o que recusou, tentando em seguida contactar Dilawar Khan pelo telemóvel. Do outro lado a chamada foi atendida por alguém que se identificou como Dr. Jamshed e disse que o repórter tinha sofrido um acidente de viação e havia sido levado para um hospital da capital.

Desde então, o telemóvel do jornalista da BBC não voltou a ser atendido e os seus colegas da BBC não encontraram qualquer vestígio da passagem do repórter pelos hospitais da capital, nem sequer a existência de qualquer Dr. Jamshed nos principais estabelecimentos de saúde.

“Ainda que não se possa descartar a possibilidade de o jornalista, traumatizado pelo recente assassinato do seu irmão mais novo, ter tido um acidente, as circunstâncias deste desaparecimento levam-nos a temer que ele tenha sido raptado”, afirmou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), afirmando-se receosa de que Dilawar Khan, que cobre a situação na zona tribunal do Vaziristão Sul venha a sofrer destino similar ao de Hayatullah Khan, desaparecido no final de 2005 e encontrado morto sete meses depois.

Partilhe