Repórteres libertados em Gaza

O repórter norte-americano Dion Nissenbaum, da cadeia de jornais Knight Ridder, e o fotógrafo freelance inglês Adam Pletts, foram libertados a 12 de Outubro na Faixa de Gaza, após várias horas de cativeiro na sequência de um rapto.

De acordo com Ziad Abu Mustafa, intérprete palestiniano que acompanhava os jornalistas, o veículo onde iam começou a ser seguido por outro, do qual saíram seis homens armados que sequestraram Dion Nissenbaum e Adam Pletts, que foram conduzidos para a cidade de Rafah, em Gaza.

De acordo com informações prestadas ao Comité para Protecção dos Jornalistas (CPJ), os repórteres foram raptados por dissidentes do partido Fatah, tendo a sua libertação sido posteriormente negociada por elementos da Fatah e por agentes da segurança palestinianos.

O CPJ revelou-se satisfeito por os repórteres terem sido libertados sãos e salvos mas lamentou que os sequestros de jornalistas e outros trabalhadores da imprensa estejam em crescimento na Faixa de Gaza no último ano.

A 15 de Agosto, o operador de som Mohammed Ouathi, da televisão France 3, foi sequestrado em Gaza, assim permanecendo por oito dias e, a 10 de Setembro, o jornalista italiano Lorenzo Cremonesi, do “Corriere della Serra”, foi raptado na cidade de Deir el-Balah, centro de Gaza, sendo libertado ao final do dia.

Alguns destes sequestros, levados a cabo por indivíduos não identificados, parecem ser esforços de determinadas facções de grupos armados palestinianos para embaraçar a autoridade palestiniana e usar os jornalistas como moeda de troca para a libertação de guerrilheiros detidos.

Partilhe