FIJ entrega ajuda a jornalistas indonésios

A Federação Internacional de Jornalistas entregou, a 20 de Janeiro, 30 mil dólares à Aliança de Jornalistas Independentes (AJI), destinados a ajuda humanitária imediata aos profissionais da comunicação de Aceh.

Esta verba soma-se aos 20 mil dólares enviados uma semana após a tragédia de 26 de Dezembro de 2004 e é fruto da contribuição solidária de jornalistas de todo o mundo.

No acto de entrega da contribuição, o secretário-geral da FIJ, Aidan White, revelou que já foram doados quase 100 mil dólares para o fundo especial de apoio aos jornalistas afectados pelo terramoto e pelo maremoto do Índico, o que é “uma demonstração magnífica de simpatia e boa-vontade” no seio da classe.

O secretário-geral da FIJ aproveitou ainda a ocasião para enaltecer a cobertura jornalística pós-tragédia e para instar o governo indonésio a abandonar os esforços de controlo do movimento dos jornalistas e concentrar esforços em encontrar uma solução negociada para o conflito que há décadas dilacera Aceh.

Esta visita de Aidan White à Indonésia serviu também para a assinatura de um projecto de desenvolvimento sindical a três anos com a AJI, de modo a que esta consiga fortalecer os direitos dos jornalistas indonésios e reconstruir a sua estrutura de apoio aos jornalistas em Aceh.

Partilhe