Mais um jornalista raptado no Nepal

Os rebeldes maoístas do Nepal raptaram mais um jornalista, Shakti Kumar Pun, depois de, nas últimas duas semanas, cerca de sete profissionais dos média terem sido agredidos, o que já motivou a condenação da Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

A RSF lembra que no Nepal os jornalistas estão encurralados entre duas frentes, de um lado o governo e de outro os rebeldes, e já apelou à libertação de Shakti Kumar Pun, uma vez que este sequestro contradiz a promessa feita em Setembro pelo líder maoísta Krishna Bahadur Mahara de terminar com a violência contra a imprensa.

Shakti Kumar Pun, correspondente para o diário nacional “Rajdhani”, foi raptado juntamente com cinco outras pessoas por um grupo de rebeldes no distrito de Rukum a 18 de Novembro, segundo informaram outros jornalistas da região, desconhecendo-se o seu paradeiro.

Os rebeldes suspeitam que o grupo colaborou com o exército nepalês na detenção de cinco líderes maoístas em Agosto, ocasião em que mataram outro jornalista sequestrado, Dekendra Raj Thapa, da Radio Nepal, alegando que se tratava de um espião.

Além de Shakti Kumar Pun, os guerrilheiros maoístas têm em sua posse dois outros jornalistas: Dhana Bahadur Rokka Magar, apresentador na Radio Nepal, que foi raptado em Agosto de 2002, e Kul Bahadur Malla, correspondente do jornal “Karnali Sandesh”, sequestrado em Junho de 2003.

A RSF revelou-se já desapontada com a violência contra os média no Nepal também por parte dos militares e da polícia e, numa carta dirigida ao primeiro-ministro, Sher Bahadur Deuba, diz ser paradoxal que o governo dê ajuda financeira às associações de jornalistas que apoiam repórteres vítimas de abusos e, por outro lado, permita que as tropas agridam os jornalistas impunemente.

Além dos raptos, outras agressões têm pesado recentemente sobre jornalistas nepaleses, com alguns a receberem mesmo ameaças de morte pelo seu trabalho, caso de Dhruba Kumar Rawal, do “Rajdhani” e da Radio Nepal, Devchandra Bhatta, do “Nepal Samacharpatra”, e Raju Mitra Khanal, do “Himalaya Times”.

Partilhe