Empresário agride jornalista na Namíbia

Dois jornalistas do grupo Democratic Media Holdings (DMH), da Namíbia, foram obrigados a fugir da residência do empresário Manfred Franz, em Okatana, que agrediu um deles quando lhes concedia uma entrevista.

Stefan Grullenbeck, do “Allgemeine Zeitung”, e Paulus Sackarias, do “Republikein”, assim como o motorista Peter Paulus, foram inicialmente bem recebidos pelo empresário, mas o ambiente começou a mudar quando os jornalistas começaram a fazer perguntas acerca de alegadas actividades fraudulentas em que Manfred Franz teria participado na década de 1990 e sobre a sua reputação como pessoa violenta durante esse período.

O empresário optou por dar respostas evasivas e focar-se inteiramente nos seus planos actuais e futuros de desenvolvimento económico, mas foi ficando cada vez mais irado, chamando Stefan Grullenbeck de mentiroso e oferecendo-se para contactar um sócio que tinha na Alemanha para provar a sua inocência.

Contudo, Manfred Franz não permitiu que o jornalista escutasse a conversa e, quando o repórter do “Allgemeine Zeitung” sacou da máquina fotográfica digital, o empresário pegou numa kierie (arma tradicional de madeira usada pela tribo Kavango) e atingiu-o duas vezes, destruindo o aparelho e causando-lhe ferimentos no antebraço direito.

Os jornalistas conseguiram fugir do local e apresentaram queixa contra Manfred Franz por agressão, danos materiais e injúrias. O editor executivo do grupo DMH afirmou, por seu turno, que iriam ser adicionadas acusações de roubo, intimidação, agressão com intenção de causar danos corporais e suborno.

O empresário já admitiu as agressões e os danos materiais e deverá comparecer em tribunal a 29 de Novembro.

Partilhe