Operador de câmara morto no Iraque

Um operador de câmara iraquiano, a trabalhar para a televisão alemã Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF), foi morto a 15 de Agosto em Fallujah, informou o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

A vítima, Mahmoud Hamid Abbas, tinha 32 anos e trabalhava igualmente como produtor e editor para a televisão pública iraquiana. Segundo a ZDF, citada em comunicado do CPJ a 17 de Agosto, Abbas telefonou para a estação no dia 15 dizendo ter filmado o bombardeamento de uma casa em Fallujah pelas forças dos EUA, e que ia voltar a Bagdade. Meia hora depois, voltou a ligar para informar que estava a ocorrer um “ataque”, mas a chamada foi interrompida. A ZDF soube da morte do seu colaborador no dia seguinte, quando o corpo foi levado para uma mesquita da cidade.

As condições da morte de Abbas estão por esclarecer. O CPJ continua a investigar mais esta perda, e lembra que pelo menos 30 outros jornalistas e 11 trabalhadores dos média foram mortos no Iraque, desde Março de 2003, pelas forças iraquianas, grupos armados e tropas norte-americanas.

Partilhe