Governante paquistanês ataca jornalista

O secretário-adjunto do Ministério do Ambiente do Paquistão, Asif Rahim, esbofeteou e trancou numa sala a jornalista Saima Zahoor, do diário “Express”, alegadamente devido às perguntas incómodas que esta lhe estava a fazer.

O caso ocorreu a 10 de Julho, durante uma reunião para debater a poluição no lago Rawal em que, por não gostar das perguntas que lhe estavam a ser colocadas pela repórter, o governante terá inicialmente dito a um segurança para a obrigar a sair.

Perante o protesto da jornalista, Asif Rahim esbofeteou-a e arrastou-a para fora da sala, trancando-a numa outra divisão, onde Saima Zahoor permaneceu até ser libertada pelos colegas e pela polícia, informados do ataque através de uma chamada de telemóvel da própria repórter.

A 12 de Julho, numa manifestação de protesto contra a agressão, os jornalistas retiraram-se da galeria de imprensa e pediram o registo de uma queixa criminal e a suspensão de Asif Rahim.

“É da responsabilidade do governo apoiar e encorajar o trabalho dos média, pelo que um ataque físico a uma jornalista por um governante é inaceitável e dá um exemplo perigoso”, afirmou o presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Christopher Warren, para quem “a democracia, a decência e a justiça” exigem que se investigue este caso a fundo.

Partilhe