FIJ denuncia detenções e agressões no Nepal

Em carta ao primeiro-ministro do Nepal, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) repudia as detenções e agressões a jornalistas nepaleses, ocorridas a 7 de Maio, e exige o respeito pela liberdade de imprensa.

Segundo a Nepal Press Union, a polícia deteve sete jornalistas e feriu muitos outros quando reprimia, com bastões e gás lacrimogéneo, uma manifestação organizada por estudantes, em Butawal. A iniciativa estudantil incluía uma amostra de referendo sobre o tipo de governo que o país deveria ter: monarquia absoluta, monarquia constitucional ou democracia republicana. Esta amostra de referendo serviu de protesto simbólico para exigir ao rei que devolva o poder político ao parlamento eleito.

Horas depois, num outro incidente, as autoridades feriram com gravidade e detiveram outros 12 jornalistas, acabando por os libertar ao final da tarde, devido à pressão de ONGs, grupos de direitos humanos, líderes políticos e membros da sociedade civil.

Perante estas situações, que surgem na sequência de outras acções de repressão da imprensa no Nepal, a FIJ considera “imperativo” que as autoridades “reconheçam o importante papel e o direito que os jornalistas têm de cobrir acontecimentos relevantes”.

Partilhe