Imagens de incêndios dominam 4º Prémio Visão Fotojornalismo

Imagens relativas aos incêndios que assolaram Portugal no Verão de 2003 obtiveram diversas distinções no 4º Prémio Visão Fotojornalismo, cujos resultados foram hoje divulgados, tendo o galardão máximo sido entregue ao freelance José Bacelar.

O instante captado pelo fotojornalista bracarense, que mostra um homem no combate às chamas, mereceu do júri presidido pelo brasileiro Sebastião Salgado a atribuição do Grande Prémio – Sagres Preta, no valor de 15 mil euros.

Os incêndios são também o motivo das imagens vencedoras de três das sete categorias a concurso: em Reportagem, o fotojornalista freelance Alexandre Vaz viu premiado o seu conjunto de seis fotografias de incêndios; em Notícias, Leonel Castro, do “Jornal de Notícias”, foi distinguido pela imagem de uma família a abandonar a casa perante o fogo; e em Natureza, o fotógrafo de “A Capital” Frederico Colarejo arrebatou o prémio com a foto de uma árvore em chamas.

Uma criança cigana assegurou a Paulo Freitas, fotógrafo de “O Comércio do Porto”, o melhor Retrato, enquanto uma imagem dos bailes no Centro Cultural de Belém deram a Luís Ramos, do “Público”, a vitória em Vida Quotidiana. Na secção de Espectáculo, a foto de um transformista cubano de João Carvalho Pina, da Kameraphoto, foi a que mais impressionou o júri, o qual decidiu atribuir a Sérgio Manuel Santos, da ASF/A Bola, o triunfo em Desporto, por um instantâneo de um combate de kickboxing.

Além do prémio monetário de 2500 euros, os vencedores das diversas categorias vão ver as suas fotografias expostas em Lisboa e no Porto, juntamente com a mostra da “World Press Photo”, e publicadas em livro.

Tanto na exposição como na obra impressa vão surgir ainda as imagens distinguidas com as 14 menções honrosas desta quarta edição do Prémio Visão Fotojornalismo, a qual registou um número recorde de participações, com a inscrição de 3679 fotografias de 167 autores.

Partilhe