Prémio UNESCO para Raúl Rivero

O jornalista cubano Raúl Rivero Castañeda recebeu o Prémio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO/Guillermo Cano 2004, como “tributo ao seu longo e corajoso compromisso para com o jornalismo independente”.

As palavras são de Koichiro Matsuura, director-geral da UNESCO, que aquando da divulgação do vencedor deste prémio de 25 mil dólares, se revelou ainda preocupado com as condições de detenção do jornalista cubano e solicitou às autoridades que libertem Raul Rivero e os outros profissionais dos média encarcerados na ilha.

O presidente do júri internacional que decidiu atribuir o prémio a Raúl Rivero, o jamaicano Oliver Clarke, disse esperar que as autoridades cubanas libertem o jornalista e poeta e permitam que ele esteja presente na cerimónia de entrega do galardão, que se realiza a 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em Belgrado.

Nascido em 1945, Raul Rivero está detido desde Março de 2003 e cumpre actualmente uma pena de 20 anos por atentar contra “a independência ou a integridade territorial” de Cuba.

Partilhe