Começa amanhã, 8 de outubro, a Mental Health in Journalism Summit (cimeira sobre saúde mental no jornalismo), organizada pela The Self-Investigation, parceira da Federação Europeia de Jornalistas, focada na resiliência em tempos de incerteza. O evento reúne líderes de media, financiadores, sindicatos e jornalistas para explorar estratégias práticas de promoção da saúde mental e do bem-estar na nossa área.
O evento decorre online e contará com 52 sessões – workshops, estudos de caso, apresentações breves e atividades de bem-estar, em inglês e espanhol, destinadas a um público global.
Uma comunidade de mais de 160 oradores provenientes de 40 países, a representarem desde pequenos meios de comunicação independentes até grandes nomes como a BBC, CBC ou AFP, irá dinamizar três dias de programação com diversas sessões.
Entre elas, sessões práticas destinadas a profissionais e gestores de media, como:
- Para além das assinaturas: O impacto mental da busca por prémios, bolsas e pelo “sucesso” no jornalismo
- Porque nos importamos: Um enquadramento para líderes de redação sobre como equilibrar o cuidado e a responsabilidade
- Testemunhar e proteger-se: Jornalismo sensível ao trauma perante a tragédia
O Sindicato dos Jornalistas participou na primeira edição desta conferência internacional, no ano passado, organizada pela The Self-Investigation, cofundada pela jornalista espanhola vencedora de um prémio Pulitzer, Mar Cabra, com o objetivo de fomentar a saúde mental dos jornalistas.
Ao Sindicato dos Jornalistas coube apresentar as principais conclusões do Inquérito Nacional às Condições de Vida e de Trabalho dos Jornalistas em Portugal, reveladas no final de 2023 numa conferência realizada na Casa da Imprensa, em Lisboa.
Registe-se aqui para a segunda edição.