Veja a transcrição e vídeo do colóquio “Jornalismo e Publicidade: Qual é a Fronteira?”

O colóquio “Jornalismo e Publicidade: Qual é a fronteira?” é o segundo de uma série de debates que o Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas pretende realizar sobre os desafios do Jornalismo em Portugal, iniciados no ano em que a Lei de Imprensa faz 50 anos. O objetivo é refletir sobre a profissão para melhor compreender a sua transformação nos últimos anos. Realizou-se a 20 de maio na Casa da Imprensa, em Lisboa, a quem agradecemos a colaboração.

Presentes fisicamente Anabela Natário, Carla Martins e Vania Baldi. Nuno Francisco participou por videoconferência. Joana Latino não compareceu nem justificou a sua falta. Jornalistas, representantes de estruturas que regulam a atividade jornalística e investigadores, cujas experiências e responsabilidades contribuíram para o aprofundamento do debate sobre o jornalismo em Portugal. O colóquio foi moderado pela jornalista Céu Neves, vice-presidente do Conselho Deontológico.

As intervenções dos participantes indicam que, por vezes, há uma confusão entre o que é jornalismo e o que é publicidade em publicações e programas informativos, uma hibridização dos conteúdos e que precisam de uma maior clarificação. As causas apontadas são muitas, nomeadamente as dificuldades financeiras no sector, mas que não podem justificar tudo. E pede-se uma maior transparência por parte dos órgãos de comunicação social nesta matéria.

O Conselho Deontológico disponibiliza o vídeo do colóquio e um resumo das intervenções dos participantes do painel e da assistência, o que pode aceder aqui.

Partilhe