Os trabalhadores da Trust in News iniciam às 00:00 horas desta sexta-feira uma greve por tempo indeterminado para exigirem o pagamento de salários e subsídios de férias e de alimentação. Sem garantias de que estas verbas possam ser liquidadas em breve, não lhes restava outra alternativa.
O Sindicato dos Jornalistas reuniu-se com o sócio-gerente, Luís Delgado, para discutir a situação da Trust in News, a poucas horas do início da greve, procurando saber se ainda haveria margem para a empresa pagar as remunerações em atraso aos trabalhadores, mas não recebeu qualquer garantia de que os créditos laborais viessem a ser pagos nos próximos dias ou semanas.
Luís Delgado argumentou que não tem ainda a luz a verde da juíza do processo de insolvência para dar cumprimento à decisão dos credores que lhe permite regressar à gestão da TiN, solução que a maioria dos trabalhadores rejeitou na assembleia de credores do dia 29 de janeiro.
Referiu ainda o dono da TiN que o administrador judicial em exercício, nomeado pelo tribunal, está limitado na sua atuação porque teve de pagar impostos à Autoridade Tributária e contribuições à Segurança Social, para não incorrer num crime, e que por isso não foi ainda possível liquidar os salários na sua totalidade.
Na véspera da greve, os trabalhadores foram surpreendidos com o pagamento dos primeiros 25% do salário de maio, sem que tal lhes tivesse sido anunciado previamente. Apesar disso, a decisão dos trabalhadores de cumprirem o pré-aviso de greve mantém-se, até que a empresa pague a totalidade das verbas em dívida, mesmo que isso afete a produção dos títulos do grupo, como a Visão, Caras, Exame, Ativa ou Jornal de Letras.
Nesta fase de luta, muito complicada para os jornalistas e demais trabalhadores da TiN, o SJ apela a todos os jornalistas que se mobilizem no apoio aos camaradas que há longos meses vivem com salários em atraso e sem perspetivas de futuro. Esta sexta-feira, a partir das 10:30 horas, haverá uma concentração à porta das instalações da TiN, no Taguspark, em Oeiras. Não deixem de estar presentes.
