Zahra Kazemi foi morta por dois agentes, diz tribunal iraniano

Um tribunal iraniano considerou a morte da repórter fotográfica Zahra Kazemi como “assassínio quase intencional” e ordenou a detenção de dois agentes, não identificados, noticiou a agência oficial de notícias do Irão (IRNA). Segundo a imprensa local, os referidos agentes são funcionários do Ministério da Informação.

Zahra Kazemi, colaboradora de uma revista canadiana e da agência fotográfica Camera Press, foi detida a 23 de Junho enquanto tirava fotografias no exterior da prisão de Evin, em Teerão. Após uma detenção de quase duas semanas, a repórter foi levada para o hospital onde acabaria por morrer a 10 de Julho, segundo relatórios do governo iraniano.

No seguimento da morte de Zahra Kazemi, alguns oficiais iranianos sustentaram que a jornalista morrera de ataque cardíaco. Uma investigação governamental concluiu que ela teria sofrido uma hemorragia cerebral. No final de Julho, o vice-presidente Mohammad Ali Abtahi afirmou que a fotojornalista teria sido assassinada com um tiro na cabeça.

Partilhe