XX edição do PortoCartoon abre portas em dia de S. João

A XX edição do Porto Cartoon abre portas dia 24 de junho, pelo meio dia. Amália e Woody Allen homenageados numa edição com o foco no Planeta.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidirá à abertura da exposição do PortoCartoon 2018, no Museu Nacional da Imprensa, às 12 horas do dia 24 de junho.

Ao chegar à 20.ª edição, o certame tem como tema principal “Limpar o Planeta”. O trabalho vencedor, da autoria do croata Nikola Listes, reflete a preocupação com a salvaguarda do planeta azul e com a grande massa de água que permite a vida na Terra.

O cartoon que obteve o primeiro lugar, entre 2500 obras concorrentes, mostra pescadores a lavar o peixe numa máquina assim que o tiram do mar, simbolizando a degradação do oceano, por influência da poluição aquática e também do excesso de plástico.

Para assinalar a 20.ª edição do evento, o PortoCartoon escolheu homenagear Amália Rodrigues e Woody Allen. Em ambas as categorias, o primeiro prémio ficou em Portugal: António Santos, Santiagu, de nome artístico, com uma caricatura sobre a fadista portuguesa, e Pedro Silva, ao desenhar o cineasta dos EUA.

Georges Wolinski, cartoonista do Charlie Hebdo assassinado em 2015, em Paris, e que durante uma década tinha sido presidente do Júri, foi homenageado como presidente Honorário do evento, que teve escolher entre obras oriundas de quatro continentes (só a Oceania não esteve representada).

O Júri 2018 de 2018 foi composto por: Bernard Bouton (presidente da FECO), Francisco Ferreira (Presidente da Associação Zero), Luiz Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa), Roberto Merino (encenador), Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha) e António Campos (representante da Fundação Amália Rodrigues).

Partilhe