Workshops de defesa pessoal para jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) promove dois workshops, em Lisboa e no Porto, de técnicas de defesa pessoal segundo o método de Preparação de Resposta Operacional com Proporcionalidade (PROP). Os cursos são ministrados por especialistas da Federação Portuguesa de Defesa Pessoal e Técnicas Policiais.

Os workshops, com a duração de um dia (9h30/12h30-14h30/17h30), decorrem no sábado 15 de Maio, em Lisboa, na Escola Vasco da Gama, na Parque Expo, e a 29 de Maio, no Porto, no Clube Recreativo Monte Aventino, na Praça Velasquez, nas Antas.

O método PROP, segundo o seu mentor, Vítor Pedrosa Gomes (6.º DAN-KC), “é particularmente adequado para habilitar jornalistas com conhecimentos, tácticas, ferramentas e destreza que lhes permitam enfrentar situações de agressividade sem recurso à força. Opera de forma oposta aos processos conhecidos, ou seja, retira a força do transgressor ao invés de fornecer mais força ao jornalista, despertando, instintivamente, para a auto-preservação através do sistema reptiliano-límbico de reflexo ao estímulo”.

O método PROP de técnicas de defesa pessoal é adequado para ser treinado e utilizado por qualquer pessoa e não exige quaisquer pré-requisitos de carácter físico.

Os objectivos programáticos destes workshops de defesa pessoal são: controlar ou imobilizar um indivíduo; desobstruir caminho entre outros; defender murro ou pontapé; defender e libertar-se de agarre ou estrangulamento; defender-se de ataque com pau ou faca; defender-se de um cão; defender-se de mais do que um indivíduo; sacar gravador, máquina de fotografar ou de filmar das mãos de indivíduo; reter indivíduo até à chegada das autoridades.

Os participantes nos cursos deverão utilizar vestuário adequado e sapatilhas ou calçado de sola de borracha. Ser-lhes-á entregue um certificado de presença e um dossiê com diverso material de apoio sobre técnicas de prevenção de auto-defesa.

A taxa de frequência dos workshops é de 20 euros e os jornalistas sócios do SJ beneficiam de um desconto de 50% (10 euros).

As inscrições devem ser feitas:

– para o curso em Lisboa, na sede do Sindicato

Rua dos Duques de Bragança, 7 – 2.º

1249-059 Lisboa

Telefones: 21 346 43 54 e 21 346 71 75

Fax:: 21 342 25 83

sinjor@mail.telepac.pt

– para o curso no Porto, na delegação do Norte

Rua Conde Ferreira, 168 – 1.º

4000-222 Porto

Telefone: 22 536 12 11

Fax: 22 510 39 71

sinjorporto@mail.telepac.pt

Partilhe