Realiza-se a 7 de Novembro, em Lisboa. É uma iniciativa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do Sindicato dos Jornalistas.
O workshop sobre “Trauma e média” conta com a participação da presidente do Sindicato dos Jornalistas, Ana Luísa Rodrigues, e do vice-presidente do Conselho Deontológico, Ricardo Alexandre. Decorre nas instalações do Centro de Estudos Sociais (CES), em Lisboa (Picoas Plaza, R. Viriato 13E,Lj 117/118), entre as 10h15 e as 18h30.
Contará com as seguintes intervenções:
• O jornalista perante o sofrimento dos outros, o jornalista como vítima – Joaquim Furtado
• Mediando a dor dos outros – Os jornalistas e as ações humanitárias – embaixador José Freitas Ferraz (embaixador no Japão em Março de 2011)- Humberto Vitorino (médico de clínica geral e familiar / Saúde em Português (ONGD)
• Uma sociedade geradora de traumas – Sarah Adamopoulos (jornalista e escritora)
• Os jornalistas em situação de guerra – preparação, comportamento no terreno, narração do conflito PTSD – Carlos Santos Pereira (jornalista e investigador)
• O papel dos jornalistas na revelação de situações traumáticas – distância, compaixão e denúncia – Que medidas de protecção para os jornalistas? – Debate com os intervenientes anteriores e Ana Luísa Rodrigues (jornalista, Presidente da Direcção do SS) e Ricardo Alexandre (vice-presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas).
As inscrições são abertas ao público em geral e podem ser feitas aqui.