WiPC chama a atenção para escritores presos

Para assinalar o Dia do Escritor Preso, a 15 de Novembro, o Comité de Escritores na Prisão do PEN Internacional (WiPC) está a destacar casos de escritores aprisionados e a homenagear aqueles que foram mortos por defender a liberdade de expressão.

Entre os autores a que o WiPC decidiu dar visibilidade estão o chinês Liu Xiaobo, detido desde 8 de Dezembro de 2008 por advogar reformas políticas e a protecção dos direitos humanos, e o letrista camaronês Lapiro de Mbanga, que cumpre uma pena de três anos por alegada cumplicidade em motins antigovernamentais e foi detido e condenado a uma multa de 640 mil dólares após escrever uma canção crítica do presidente Paul Biya.

O WiPC continua ainda a defender a libertação de Maziar Bahari, jornalista, dramaturgo e cineasta iraniano-canadiano que foi detido após as eleições de Junho no Irão e que, apesar de já ter sido libertado e de estar no Reino Unido, continua a ser alvo de processos judiciais.

Todos os que se quiserem juntar a esta acção do WiPC podem enviar apelos sobre estes e outros casos para as autoridades e embaixadas destes países que desrespeitam a liberdade de expressão. Para mais informações, contacte o Pen Internacional, através dos e-mails sara.whyatt@internationalpen.org.uk ou tamsin.mitchell@internationalpen.org.uk.

Partilhe