Votação online do Prémio do Público do PortoCartoon

Até ao final de Dezembro, os cibernautas podem votar para o Prémio do Público do XII PortoCartoon-World Festival, subordinado ao tema “Aviões e Máquinas Voadoras”, escolhendo aquele que considerem o melhor cartoon de entre os quase 40 a votação.

A pré-selecção dos desenhos candidatos, que pode ser vista no Museu Virtual do Cartoon (http://www.cartoonvirtualmuseum.org/f_portocartoon_2010_vote.htm), foi efectuada por um júri internacional presidido pelo cartunista francês Georges Wolinski.

Os desenhos a concurso são oriundos de Austrália, Bulgária, Coreia do Sul, França, Irão, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Turquia e Ucrânia, sendo o autor do desenho mais votado, no cômputo geral da votação online e da votação na urna não virtual existente na Galeria Internacional do Cartoon do Museu Nacional da Imprensa, convidado para uma exposição individual em 2011 em Portugal.

Estabelecida em 2006, esta votação pública já teve quatro vencedores: Ludo Goderis (Bélgica), Ronaldo (Brasil), Guo Zhong (China) e Zygmunt Zaradkiewicz (Polónia). A exposição de Zygmunt está neste momento patente no centro comercial Dolce Vita, no Porto.

Partilhe