“Visita Conversada” à exposição Racismo e Cidadania no dia 9

Iniciativa conta com a participação do docente Jorge Fonseca e será às 11h00 de domingo. No dia 23 será a vez de Diogo Ramada Curto.

No âmbito da exposição Racismo e Cidadania realiza-se, no próximo dia 9, às 11h00, uma “Visita Conversada” ao espaço, no Padrão dos Descobrimentos, com a participação de Jorge Fonseca, doutor em Estudos Portugueses e investigador do Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.

Esta visita vai, segundo a organização, a cargo da EGEAC, focar “algumas manifestações de racismo ao longo da história de Portugal, com ênfase para as atitudes discriminatórias em face dos negros africanos, maioritariamente escravos, trazidos para o país entre os séculos XV e XVIII, e dos seus descendentes. E também para as tentativas dirigidas à integração sociocultural dos mesmos quer da parte da Coroa e da Igreja, quer dos próprios destinatários”.

As inscrições podem ser feitas através do telefone 213 031 950 ou do e-mail info@padraodosdescobrimentos.pt. Os preços situam-se nos quatro euros, mas há descontos para estudantes, professores e reformados. Já “as visitas devem ser previamente marcadas e estão sujeitas a confirmação”.

Outras visitas conversadas previstas: 23/7 (11h00) – Diogo Ramada Curto (FCSH –UNL/CESNOVA); 6/8 (11h00) – Esther Mucznik (Comunidade Israelita de Lisboa); 20/8 (11h30) – Olga Magano (UAb/CEMRI).

Partilhe