Violência afecta jornalistas na Indonésia

A Federação Internacional de Jornalistas(FIJ) manifestou preocupação pelo elevado nível de violência contra os jornalistas na Indonésia, de acordo com os dado divulgados pela organização profissional do país, a Aliança dos Jornalistas Independentes (AJI), que indica 64 casos, no último ano.

De acordo com a AJI, desde Agosto de 2005 um jornalista foi morto, outro foi sequestrado, um outro encarcerado, 34 foram assaltados, 12 intimidados e sete confrontados com processo judiciais.

Os locais mais perigosos para a actividade jornalística são Jacarta, a capital, o Leste de Java e Nannglore Aceh Darussalam, com, respectivamente, 13, oito e outros oitos casos de violência.

Muitos dos actos contra jornalistas – 23 – foram cometidos por elementos de multidões em situações de distúrbio. Os elementos das autoridades foram responsáveis por 14 e a polícia por outros oito.

Chistopher Warren, o presidente da FIJ, incitou o Governo da Indonésia a fazer tudo para se seja claro que “os ataques a jornalistas são um anátema contra a democracia”.

Partilhe