VI PortoCartoon no BragaParque

A partir do próximo sábado, 10 de Julho, o BragaParque, em Braga, vai acolher uma extensão do VI PortoCartoon-World Festival, este ano dedicado ao tema “Desporto e Sociedade”, em sintonia com o Euro 2004 e os Jogos Olímpicos em Atenas.

O PortoCartoon-World Festival é uma iniciativa do Museu Nacional da Imprensa (MNI), e está já classificado pela FECO (Federation of Cartoonists Organisations) como um dos três principais certames de desenho humorístico a nível mundial. A edição deste ano atraiu mais de 600 cartunistas de todo o mundo, transformando-se num verdadeiro hino ao desporto.

De acordo com o MNI, a extensão do Bragaparque, que pode ser apreciada até 6 de Agosto, é constituída por três dezenas de cartoons (reproduções), apresenta os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos sobre desporto seleccionados dos quatro cantos do mundo.

Recorda-se que o vencedor do concurso foi Grzegorz Szumowski da Polónia, que em 2003, já havia arrecadado o 2º prémio do V PortoCartoon. O segundo prémio foi atribuido a Borislav Stankovic da Sérvia e Montenegro e o terceiro ex-aequo a Achille Superbi, de Itália, e a Michael Kountouris, da Grécia.

De referir ainda que, no âmbito do festival, foi apresentado o catálogo “Desporto e Sociedade”, co-editado pelo Museu Nacional da Imprensa e Edições ASA. Trata-se de uma obra com 253 páginas, bilingue, onde se pode ler as mensagens de todos os membros do júri internacional do concurso.

A exposição original, composta por 226 cartoons, pode ser vista na Galeria da Caricatura do Museu Nacional da Imprensa, no Porto, no seu horário habitual, todos os dias das 15 às 20 horas.

Partilhe