Vencedores dos Prémios Pulitzer 2005

A Universidade de Columbia divulgou, a 4 de Abril, os vencedores da 89ª edição dos Prémios Pulitzer, que serão entregues numa cerimónia a realizar a 23 de Maio. A medalha de ouro do prémio de “Serviço público” foi entregue ao “Los Angeles Times”, pela sua série de reportagens expondo negligência médica fatal e injustiça racial num grande hospital público.

A redacção do “The Star Ledger”, de Newark, recebeu o prémio de Reportagem de Actualidade pela cobertura da demissão do governador de New Jersey após este anunciar que era homossexual e que tinha cometido adultério com um amante.

Assuntos sexuais relacionados com políticos também deram o prémio de Reportagem de Investigação a Nigel Jaquiss, do “Willamette Week”, de Portland, que expôs abusos há muito escondidos de um ex-governador com uma jovem de 14 anos.

Gareth Cook, do “The Boston Globe”, recebeu o prémio para a melhor Reportagem Explicativa, pela forma como escreveu, com clareza e humanidade, sobre as complexas dimensões éticas e científicas da pesquisa com células estaminais.

Também no plano da saúde, Amy Dockser Marcus, do “The Wall Street Journal”, foi premiada pelas suas peças acerca dos pacientes, das famílias e dos médicos, as quais permitiram ter outra noção do mundo de quem sobreviveu a um cancro.

Os textos de Walt Bogdanich, do “The New York Times”, sobre o encobrimento de responsabilidades em acidentes fatais nas passagens de nível foram premiados como melhor Reportagem Nacional, enquanto Kim Murphy, “do Los Angeles Times”, e “Dele Olojede”, do “Newsday”, receberam o prémio de Reportagem Internacional pelos seus trabalhos acerca da Rússia e do Ruanda, respectivamente.

O prémio de melhor Feature coube a Julia Keller, do “Chicago Tribune”, pela forma como reconstruiu meticulosamente os dez segundos de um tornado que passou por Utica, no estado de Illinois.

Connie Schultz, do “The Plain Dealer”, foi considerada a melhor comentarista, Joe Morgenstern, do “The Wall Street Journal” o melhor crítico, Tom Philp, do “The Sacramento Bee”, o melhor editorialista, e Nick Anderson, do “The Courier Journal”, de Louisville, recebeu o prémio para melhor cartunista.

Nos prémios de imagem, a redacção da Associated Press foi distinguida pelas suas fotografias de actualidade dos combates no Iraque e a fotojornalista Deanne Fitzmaurice, do “San Francisco Chronicle”, foi galardoada pelo seu ensaio fotográfico acerca dos esforços de um hospital em tratar um rapaz iraquiano que quase morreu numa explosão.

Nas categorias não-jornalísticas do Pulitzer, Marilynne Robinson recebeu o prémio de Ficção por “Gilead”, John Patrick Shanley foi premiado em Drama por “Doubt, a parable”, e “Delights & Shadows” valeu a Ted Kooser o galardão da categoria de Poesia.

Foram ainda distinguidos os livros “Washington’s Crossing”, de David Hackett Fischer (História), “de Kooning: An American Master”, de Mark Stevens e Annalyn Swan (Biografia), “Ghost Wars: The Secret History of the CIA, Afghanistan and Bin Laden, from the Soviet Invasion to September 10, 2001”, de Steve Coll (Não-Ficção), e o compositor Steven Stucky recebeu o prémio de Música pelo seu “Second Concerto for Orchestra”.

Todos os galardoados, excepto os da categoria “Serviço Público”, receberam prémios no valor de 10 mil dólares.

Partilhe